RESPOSTAS a duvidas sobre voip, serviço & configurações

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RESPOSTAS A QUESTÕES GENÉRICAS RELACIONADAS COM:

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CONTA


Como posso abrir conta?
Basta seguir os passos indicados em Abrir Conta

Qual o valor minimo para abertura de conta?
O valor minimo para criação de conta é de 10€(+iva)

Existe obrigatoriedade de carregamentos subsequentes?
Não

A minha conta tem prazo de validade?
Não, desde que seja efecuada uma chamada a cada 6 meses.
Caso tal não aconteça poderemos eventualmente encerrar a sua conta para uma optimização de recursos e de sistemas.


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SALDO - DETALHE & RECARREGAMENTO


Existe alguma obrigatoriedade de carregamentos mensais?
Não.

Como posso saber o meu saldo/consumos?
- Ligando para o atendimento automático (versão beta - solicitar acesso),
- Visualizando o saldo através da nossa aplicação móvel. (ver versões)
- Solicitando a informação por email para a linha de apoio a clientes.
- Através dos detalhes enviados mensalmente

Sou alertado quando o saldo estiver a chegar ao fim?
Sim. Em função do seu perfil de comunicações, será alertado por email quando o seu saldo se aproximar do fim.
Poderá tambem definir este valor enviando um email para a linha de apoio.

Como posso verificar o detalhe das minhas chamadas?
Mensalmente receberá o detalhe referente ao mês anterior. Caso necessite, pontualmente, poderá solicitar-nos um extracto parcial. Basta faze-lo a qualquer momento através de email para (apoio.cliente.voip@e-xper.pt).

Como posso recarregar a minha conta?
Os recarregamentos devem ser feitos preferêncialmente por transferência bancária, (via homebanking ou em MB > transferências), para a nossa conta NIB 0065 0921 00223830003 69 (após efectuar esta operação deverá remeter-nos por email o comprovativo de pagamento ou contactar a linha de apoio indicando os dados da operação).
Poderá ainda efectuar o pagamento no nosso site através de Cartão de Credito ou conta Paypal.
Caso prefira poderá optar por pagar com uma referência MB gerada no nosso site.
Deve sempre comunicar-nos o valor do pagamento e indicar seu user.
Caso recarregue por Ref Mb, necessitamos ainda do Dia+RefMB usada.
O valor minimo de recarregamento é de 12,30€ (10€+iva), ou multiplos - equivalente a blocos de 10€ de saldo.


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NUMERAÇÃO


Ao abrir conta na Voip.e-Xper é-me atribuido algum nº?
Não

Ao fazer uma chamada o destinatário visualiza algum nº?
Por defeito, as contas são criadas sem nº de saida.
É possivel associar um nº ao seu serviço. Basta que nos envie um email.
Este serviço é gratuito.

É possivel associar um nº de telefone (fixo ou móvel) ao meu serviço?
Sim, é possível associar um nº de saída à sua conta. Para tal basta que nos envie um email para apoio a clientes indicando o numero - fixo ou móvel (neste caso o cliente responsabiliza-se pelo uso, correcta informação e veracidade dos dados fornecidos, sendo este responsável por todas as consequências legais de utilizações abusivas)

Ao abrir conta é possivel receber chamadas?
Não

Dispõem de numeros virtuais (numeração nomada)?
Por defeito o serviço Voip.e-Xper não tem numeração associada.
No entanto é possivel solicitar a cedência de um numero virtual/nomada através do nosso apoio ao cliente.
Este serviço só está disponivel a clientes Voip.e-Xper.

Tenho necessidade de ter um nº de outro pais. Podem ajudar?
Sim, claro. Dispomos de relações com vários operadores a nivel mundial. Coloque a sua questão concreta para apoio.cliente.voip@e-xper.pt. Teremos todo o gosto em o auxiliar.

É possivel usar um nº portado ou fazer a portabilidade para voip de um nº fixo que neste momento se encontra noutro operador de forma a inclui-lo no vosso software para PC ou outros equipamentos?
Sim. Informe-se através do nosso apoio ao cliente.


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TARIFÁRIOS


Qual é o preço/tarifário para nºs especiais (800/ 808/ 707 …)?
O nosso serviço base não pretende substituir o serviço telefónico tradicional, como tal não garantimos chamadas para nºs especiais ou de emergência.
Existem no entanto algumas rotas que estão negociadas com alguns operadores. Nestes casos, o tarifário máximo, será o legalmente aplicavel para essa gama de numeração. No caso de numeração "gratuita", esta poderá incluir custos, sendo em alguns casos taxada pelo valor de uma chamada fixa para o pais de destino. A opção de efectuar chamadas para destinos "gratuitos", assumindo os eventuais custos associados são da excluiva responsabilidade do cliente. Em caso de duvida sobre o preço para um determinado numero especial, contacte os nossos serviços. Para saber se uma rota para determinada numerção está disponivel, basta marcar o numero.


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RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


A minha conta não regista/ autêntica. O que devo fazer?
- Se é a 1ª instalação e já re-verificou os dados de login introduzidos, verifique as definições da sua rede e/ou anti-virus. Experimente desligar momentaneamente a firewall. Na maior parte dos casos o problema fica resolvido. - verifique ainda nesta página as CONFIGURAÇÔES.
- Se já tinha usado o serviço anteriormente, reinicie o router e computador
- Se instalou algum software/programa após o seu ultimo login, experimente voltar a instalar o nosso software
- Se tiver instalado mais do que um programa SIP no seu equipamento, estes podem estar em conflito.

Se o programa 3CX deixou de registar, abra o menu de configurações do 3CX, mantenha todos os dados e em baixo clique em "advanced settings", procure o campo STUN e altere para stun.voip.e-xper.pt. Salve (3 vezes oK) e estará no ecrã principal pronto a fazer chamadas.
Poderá ainda testar usando o campo "Outbound Proxy" juntamente com o "external Ip" - mesmos dados - sip.voip.e-xper.pt.

Onde encontro as instruções de instalação do serviço Voip.e-Xper?
As instruções encontram-se juntamente com o email que lhe foi enviado aquando da abertura de conta. (assunto: Abertura de Conta Voip.e-Xper)

As chamadas que fiz tinham cortes e interferências, o que devo fazer?
Tipicamente o problema não é do serviço ou da sua conta, dado que apenas usamos ligações através de rotas Premium. Antes de nos ligar:
a. Verificar a qualidade da ligação à Internet / WI-FI / G3 / GPRS
aconselhamos usar – Speedmeter Fccn
b. O problema também pode estar no receptor (em chamadas para rede móvel, verificar se destinatário está com rede, ou pelo contrario está dentro de edificio, garagem ou área rural com pouco sinal)
c. As chamadas foram efectuadas de uma rede internet partilhada com muitos utilizadores? Mais uma vez – verificar velocidade e/ou prioridades da sua rede
d. Relembramos que nem todos os paises tem infraestruturas estaveis. Por vezes em chamadas para fora da europa encontramos problemas nas ligações para paises como Angola(móvel), Brasil(móvel e/ou interior fixo) ou Timor entre outros. Estas falhas não se devem ao nosso serviço mas sim às estruturas no destino.
e. Em caso de duvida, antes de contactar os nossos serviços, aconselhamos o despiste com uma chamada para rede fixa nacional, (já depois de confirmar que não existe problema com a sua ligação à internet). Se o problema se mantiver envie email para o apoio ao cliente, a reportar situação com PrintScrean dos testes de velocidade e indicação da hora e do(s) nº(s) para onde teve problemas em ligar.

Quando faço chamada do computador faz eco. O que devo fazer?
Provavelmente o eco ocorre porque está a ligar de um portátil sem o "headset" ligado e as colunas fazem eco com o microfone.
A Solução: Baixar o som das colunas e/ou testar com headphones.
Se não for o caso e esteja a obter eco usando os headphones favor: Verificar velocidade da sua internet em Speedmeter Fccn
Ter em atenção que a oscilação dos valores mínimos e máximos não devem ser muito distantes (a ligação deve ser estável). Não sendo estavél, as chamadas podem sofrer falhas, som metálico ou eco.

Configurei o Linksys PAP2T, a conta regista-se, mas não tem som.
Se tiver uma versão de firmware anterior à 5.1.6LS terá de atribuir um Stun Server (stun.3cx.com). Assim já conseguirá falar e escutar.

Quais os codecs suportados?
O nosso serviço suporta os codecs 711 u a, 723, 722, 726 e 729 a b.

Qual a configuração generica do serviço?
Sip port: 5060
Registrar Domain: sip.voip.e-xper.pt (fornecido no email de abertura de conta)
Proxy Server: sip.voip.e-xper.pt (fornecido no email de abertura de conta)
Outbound Proxy Server: Deixar em branco
Account Name: User (fornecido no email de abertura de conta)
Password: (fornecido no email de abertura de conta)
Display Name/Number: User (fornecido no email de abertura de conta)
StunServer (opcional): stun.voip.e-xper.pt (porta 3478)
Expiry Time: 3600 seg

Pretendo usar o vosso Trunk no Asterisk. Quais as configurações?
Deve configurar a trunk apenas com estes dados:
Peerdetails
host=sip.voip.e-xper.pt
username=user
secret=******
type=peer
String
user:******@sip.voip.e-xper.pt


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UTILIZAÇÃO EM TELEMÓVEIS


Tenho um telemóvel compatível mas está bloqueado à rede movél, como posso saber se é possível instalar o software voip e-xper?
Pode instalar sem qualquer problema. Desde que tenha internet wi-fi poderá fazer chamadas voip via telemóvel. Quando um telemóvel está bloqueado a uma rede quer apenas dizer que não aceita outra rede móvel (cartão de telemóvel). O telemóvel não está barrado à internet. Ou seja, se tem internet Wi-Fi poderá fazer chamadas voip via telemóvel.

Instalei o vosso programa no telemóvel. A única coisa que me pede para fazer é indicar o user e a pass e automaticamente tenta fazer o registo mas falha sempre. Podem ajudar-me a perceber o que está a falhar?
Não se esqueça que deve colocar o user completo.

Só posso usar o voip no telemóvel se tiver acesso à internet?
Correcto.
A tecnologia voip (Voice Over Internet Protocol – ou Voz sobre internet em português) só funciona se tiver acesso à internet. (sob qualquer forma)
Fibra, adsl, cabo, banda larga móvel ou telemóvel – por fios, Wi-Fi ou 3G.
No fundo é à semelhança da rede móvel, que só funciona se tiver cobertura de rede. Se a rede for de fraca qualidade, a ligação é, também ela, de má qualidade.
Desde que o sinal de internet no telemóvel (3G, GPRS, UMTS, ou Wi-Fi) seja de boa qualidade, conseguirá estabelecer chamadas Voip sem problemas. Na prática, chamadas com qualidade máxima de telemóvel, só via wi-fi (em quase qualquer lado) e UMTS ou 3G com bom sinal (tipicamente nos grandes centros urbanos). Apenas com Gprs a ligação é de fraca qualidade.


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CONFIGURAÇÕES


Quais as configurações BÁSICAS/STANDARD do serviço?


Account Name: User (fornecido no email de abertura de conta)
Password: **** (fornecido no email de abertura de conta)
Registrar/ Domain/ Dominio/ External IP: sip.voip.e-xper.pt
Sip port: 5060
StunServer (opcional): stun.voip.e-xper.pt - (porta 3478)

*NOTA: existem casos em que o equipamento obriga ao uso de proxy. Nesse caso usar o mesmo valor usado para "registrar domain".


Quais as configurações AVANÇADAS do serviço?


Display Name/Number: User (fornecido no email de abertura de conta)
Account Name: User (fornecido no email de abertura de conta)
Password: **** fornecido com o user no email de abertura de conta
Registrar Domain: sip.voip.e-xper.pt
Proxy Server: Não necessita *(ver nota)
Outbound Proxy Server: Não necessita *(ver nota)
Sip port: 5060
StunServer (opcional): stun.voip.e-xper.pt (porta 3478)
Expiry Time: 3600 seg

*NOTA: existem casos em que o equipamento obriga ao uso de proxy. Nesse caso usar o mesmo valor usado para "registrar domain".


Quais as configurações para o softphone 3CX?


Account Name: Voip.e-Xper
Caller ID: Voip.e-Xper
Extension: User (fornecido no email de abertura de conta)
ID: User (fornecido no email de abertura de conta)
Password: **** fornecido com o user no email de abertura de conta
I am out of the office - external IP: sip.voip.e-xper.pt
Use 3CX Tunel: Não (deixar em branco)
Use Outbound Proxy Server: Não (deixar em branco)
ADVANCED SETTINGS: (Apenas alterar)
STUN server: stun.voip.e-xper.pt

NOTA: (para problemas de registo/audio no 3CX): existem casos em que as configurações de segurança do seu PC obrigam ao uso de "Outbound proxy". Nesse caso usar o mesmo valor usado para "external IP".


ANDROID - Quais as configurações para versões 2.3 ou superior?
Poderá configurar o nosso serviço sem instalar nenhuma aplicação.
Basta seguir estes passos do menu "telefone":
1º - Definições de chamada >
2º - Config. de chamadas de Internet >
3º - Contas >
4º - Adicionar conta >
nome de utilizador=o_seu_user_voip.e-Xper
palavra-passe=******
servidor=sip.voip.e-xper.pt
Def. como conta principal= sim (marcar caixa)
Definições opcionais=não fazer nada
Salvar/voltar ao inicio e marcar um numero...

Neste momento quando estiver ligado a uma rede Wi-Fi ou 3G e depois de marcar um nº, irá aparecer uma mensagem a perguntar: Efectuar chamada
- de telemóvel (via seu tarifário normal TMN, Vodafone...) ou
- de internet (via tarifário Voip.e-Xper)
Usar Voip.e-Xper em ANDROID 2.3+ é tão simples quanto isto!

Quais as configurações em Asterisk?
Em Asterisk deve configurar o trunk apenas com estes dados:
Peerdetails
host=sip.voip.e-xper.pt
username=user
secret=******
type=peer
String
user:******@sip.voip.e-xper.pt


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Outras Questões

email: apoio.cliente.voip@e-xper.pt

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